quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Apresentação do novo Barca Velha 2008

BARCA VELHA 2008 JÁ APRESENTADO

Pela 18ª vez desde 1952, a Casa Ferreirinha vai lançar em novembro o novo Barca Velha, no caso em apreço da colheita 2008, que acaba de ser apresentado num jantar exclusivo que decorreu no cenário sumptuoso do Palácio de Monserrate, em Sintra, com uma ementa concebida pelo chefe Miguel Rocha Vieira, da Fortaleza do Guincho.




Fruto de um trabalho paciente que se prolonga por oito anos e que pode terminar – e muitas vezes termina – na decisão de não fazer Barca Velha, o mais aguardado e celebrado vinho tinto português é naturalmente um vinho extraordinário em que sobressai a frescura, a complexidade, a imensa estrutura e as sedutoras componentes balsâmicas.
Como sempre, a decisão de fazer o Barca Velha 2008 foi tomada sem pressas nem pressões, apenas quando se confirma ser inatacável, um segredo que faz a força do Barca Velha desde que Fernando Nicolau de Almeida lhe deu vida, em 1952.
É o próprio responsável máximo por este Barca Velha 2008 que revela o momento decisivo que protagonizou: "Faz agora um ano, fui caçar à Ilha Terceira e pediram-me para organizar um jantar vínico. Foi provado um Quinta da Leda 2008 [vinho da quinta homónima que é também o berço do Barca Velha] e a evolução evidenciada por este vinho durante essa prova veio solidificar a minha convicção, de que viríamos a ter um Barca Velha do mesmo ano."

Barca Velha 2008 já apresentado

Lote constituído por 50% de Touriga Franca, 30% de Touriga Nacional, 10% de Tinta Roriz e 10% de Tinto Cão, foi vinificado na adega da Quinta da Leda. Os vinhos que, nesta fase, potencialmente dão origem a Barca Velha, são transportados para Vila Nova de Gaia logo após o final da maceração onde, depois das fermentações de acabamento, são submetidos a "elevage" ou maturação durante 18 meses em barricas de carvalho Francês novo. O lote final foi elaborado com base na seleção continuada das melhores barricas, resultante das inúmeras provas e análises efetuadas durante este período.
O Barca Velha 2008 – de que se fizeram 18.000 garrafas numeradas – é um vinho com aromas complexos de frutos vermelhos e especiarias (pimenta e cravinho). Revela também um belíssimo aroma balsâmico e a cedro, bem como resina e caixa de tabaco. Sentem-se também notórios aromas de bosque.
Na boca evidencia um excelente volume, acidez viva, imensa frescura e taninos intensos – mas domados – revelando notas de frutos vermelhos, pimenta, cravinho e gengibre. O final é longo, elegante e harmonioso.
Um Barca Velha que promete evoluir de forma surpreendente ao longo dos próximos anos. E serão muitos e muitos anos, seguramente.Mercado recebe 18.000 garrafas


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

2ª Edição do Comercio Sai à Rua

A Loja Gourmet da Winehouseportugal foi convidada a participar na 2 ª Edição do evento “Comércio Sai à Rua” que se realizou nos dias 2, 3 e 4 Setembro nas ruas da cidade de Santo Tirso.












Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com a colaboração da ONE Models, o evento decorreu pelas ruas da Cidade de Santo Tirso e teve como objetivo dinamizar o comércio e a economia local.






Através do envolvimento das lojas de comércio tradicional do concelho de Santo Tirso, foram proporcionados momentos de descontracção e glamour, cativando a atenção do público e oferecendo uma experiência única a todos os presentes, onde as montras e os manequins ganharam vida e as ruas se transformaram em passerelles.














As principais atrações foram centradas na Praça 25 de Abril, um espaço único com marcas Tirsenses num ambiente incomparável....




O Comércio Sai à Rua contou com desfiles nas lojas, montras vivas, concurso de decoração de montras, animação de rua, mercadinho, zona de restauração, espaço saúde e bem-estar, zona kids, mega aulas, boa disposição e muitas outras surpresas!


















Um evento que foi aberto ao público e com entrada livre....









terça-feira, 11 de outubro de 2016

Quinta do Ribeiro Santo

A Quinta do Ribeiro Santo localiza-se na freguesia de Oliveira do Conde, concelho de Carregal do Sal.

Oliveira do Conde foi no passado sede de concelho muito antigo e próspero. Teve foral de Dom Dinis, em 1286, e foral novo de Dom Manuel, em 20 de Dezembro de 1516 . Foi assento dos Condes de Sortelha, passando depois para os Condes de Vila Nova de Portimão e Marqueses de Abrantes. Berço de antiga e ilustre fidalguia, do seu fausto e velho esplendor, alguns resquícios chegaram aos nossos dias, podendo ver-se ainda hoje alguns solares, o pelourinho e a Igreja Matriz, contendo o túmulo de Fernão Mendes de Góis. No conjunto, dois monumentos nacionais.



A Quinta do Ribeiro foi outrora propriedade do pároco da freguesia. Circundada por um ribeiro onde a água corria todo ano mesmo em anos muito secos, passou a ser apelidada pelo Padre por Quinta do Ribeiro Santo. Foi adquirida pela família de Carlos Lucas em 1994, que replantou de imediato as suas vinhas, dando inicio ao primeiro vinho engarrafado com o seu nome na colheita de 2000.




A vinha segue o encepamento tradicional com as bem conhecidas castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinto Cão e Encruzado, que foram plantados num terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela. 



A preocupação com as questões ambientais foi acautelada desde sempre, encontrando-se toda a vinha em regime de Produção Integrada. A conjugação de práticas culturais associadas à utilização criteriosa de produtos biológicos respeitadores do ambiente origina produções equilibradas.
A adega da Quinta dispõe hoje de modernos equipamentos de vinificação, um numeroso parque de barricas e laboratório. O enoturismo é hoje uma realidade, sendo possível sob marcação efetuar visitas às vinhas, provas e jantares na presença do enólogo. 

                                                               





Até o Restaurant Gordon Ramsay, em Londres, um ícone do panorama gastronómico mundial, galardoado com 3 estrelas Michelin, decidiu incluir o Ribeiro Santo Branco 2014 (um vinho produzido na região do Dão, pela empresa Magnum - Carlos Lucas Vinhos) na sua altamente selecionada carta de vinhos.
Em 2001, o restaurante foi galardoado com 3 estrelas Michelin, que mantém até hoje. Num ambiente íntimo, com capacidade para 45 pessoas, o sommellier Jan Konetzki (sommellier do ano no Reino Unido), tem agora um exemplar do que de melhor se produz na região do Dão e em Portugal para harmonização.




Resultado de imagem para ribeiro santo no gordon




Vinhos disponíveis para si na sua loja gourmet....