quarta-feira, 26 de abril de 2017

Prova Vinícola Kopke

Fundada em 1638, a casa de vinho Kopke ostenta o título de mais antiga produtora de Vinho do Porto. Celebrou este ano o seu 375º aniversário, uma longevidade que se converteu em saber, experiência e prestígio, afirmando-se como uma das emblemáticas casas de vinho do Porto, com provas também dadas nos vinhos DOC Douro que produz. Distingue-se pela qualidade excecional dos seus vinhos, sendo notabilizada como a maior referência na categoria de vinhos do Porto “Colheita”, a jóia dos Tawnies. A proeza de uma casa secular internacionalmente aclamada, que desafia a modernidade preservando os seus valores e honrando o labor de gerações.

Foto de Wine House Portugal Gourmet.


 Uma família alemã, de nome Kopke, originária de Hamburgo, veio fixar-se em 1636 em    Lisboa onde Nicolau Kopke desempenhou o cargo de Cônsul Geral da Liga      Hanseática.Dois anos mais tarde, em 1638, seu filho Cristiano Kopke estabeleceu-se no    Porto como comerciante e exportador de produtos portugueses, sendo ao mesmo tempo  Cônsul no Norte, e deu início à exportação também de Vinhos de Mesa produzidos na  região, como parte do seu negócio.Quando o vinho – agora chamado Vinho do Porto – foi  reconhecido, a Casa Kopke que é hoje em dia a mais antiga firma exportadora de Vinho    do Porto, tornou-se um dos leaders de tal comercialização (1670/1680)


E foi assim mais um final de tarde na loja gourmet da winehouseportugal...A kopke deu nos a provar os seus vinhos de mesa reserva branco e reserva tinto, e depois os seus fantásticos portos 30 anos withe e tawny, o colheita 2003 white e tawny e para terminar em beleza colheita de 1957...
Foto de Wine House Portugal Gourmet.Foto de Wine House Portugal Gourmet.
A loja Wine House portugal Gormet tem uns agradecimentos a fazer...em primeiro lugar à Kopke, pois sem ela não seria possível a prova, depois um especial obrigado também à Santo Tirso TV, por ter estado presente e por acreditar em nós como um exemplo, por promover estes eventos, por acreditar que há algo em Santo Tirso para além da bela história que temos. Queremos agradecer também ao presidente da Junta de Freguesia de Santo tirso, que foi como cidadão curioso, e aproveitar o que de melhor temos na loja, que são estas experiências para os habitantes Tirsenses e os de mais, e por ultimo mas não menos importante uma grande obrigado aos presentes da prova por terem aparecido por acreditarem num evento como este, por fazerem parte de nós pois sem vocês também não seria possível a prova.

pt


http://www.santo-tirso.tv/video/1/742/vinhos-kopke-a-prova-na-wine-house-portugal-gourmet/


Obrigado a todos vós.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Prova Vinícola Magnum - Carlos Lucas Vinhos



E foi no dia 6 de Abril em mais um final de tarde que retomamos as tão aguardadas provas vinícolas na Winehouseportugalgourmet com a Magnum Carlos Lucas Vinhos.Contamos com a presença do enólogo Carlos Lucas para apresentação das novas colheitas Ribeiro Santo e Quinta da Alameda de Santar, seguido da prova de vinhos. 
Foto de Andre Carvalho.

A Quinta do Ribeiro foi outrora propriedade do pároco da freguesia circundada por um ribeiro onde a água corria todo ano mesmo em anos muito secos, e passou a ser apelidada por Quinta do Ribeiro Santo.

Foi adquirida pela família de Carlos Lucas em 1994 que replantou as suas vinhas, dando início ao primeiro vinho engarrafado com o seu nome na colheita de 2000.
A vinha segue o encepamento tradicional com as bem conhecidas castas Touriga Ncaional, Alfrocheiro, Tinto Cão e Encruzado, que foram plantadas num terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela.



Santar é uma vila histórica do património vitivinícola da região do Dão e a Quinta da Alameda é uma das suas propriedades mais conhecidas. Localizada num dos pontos mais altos da vila, virada ao rio Dão, desde os anos 50 que produz vinho, apesar de só em finais dos anos 90 ter tido início o engarrafamento em nome próprio. Luís Abrantes e Carlos Lucas ao terem conhecimento que a propriedade se encontrava à venda, não hesitaram.


Em 2012, com o início deste novo projecto, a Quinta da Alameda sofreu uma intervenção de reabilitação do património edificado e uma reestruturação profunda na vinha existente, criando-se assim as condições, segundo os próprios, para produzirem os vinhos com que sempre sonharam. A mancha de vinha perfaz 15 hectares, onde parte da vinha velha existente foi cuidadosamente preservada, juntando-se a ela um conjunto de castas tradicionais da região. A viticultura está a cargo de Amândio Cruz.
Carlos Lucas diz acreditar que o potencial da propriedade vai dar origem a vinhos distintos e de excelência. O projecto é assumidamente ambicioso e o objectivo é claro, produzir vinhos de grande qualidade e implementar a marca como uma referência da região.

Foto de Andre Carvalho.





Foto de Andre Carvalho.



De relembrar que recentemente na Mundus Vini 2017, a Magnum Carlos Lucas Vinhos viu sete dos seus vinhos premiados, três ouros e quatro pratas, neste importante concurso internacional realizado na Alemanha.
Podem procurar estes vinhos na loja gourmet em Santo Tirso ou então através da loja online  http://winehouseportugal.com/ .















quinta-feira, 20 de abril de 2017

Briosa Gourmet Conservas e Patés


Inaugurada em Agosto de 1991, a BRIOSA – CONSERVAS DE PESCADO, LDA, é uma empresa familiar, que ao longo dos anos soube, com sucesso, aliar a adopção de novas e eficazes tecnologias de produção, ao saber e experiência dos seus fundadores e colaboradores na produção da mais tradicional Conserva Portuguesa.


Imagem relacionada

A sua unidade fabril está situada na Figueira da Foz – Portugal, dentro do porto de pesca local, beneficiando assim de um fornecimento de peixe fresco constante, conseguindo deste modo tirar o maior partido da textura e sabor único da verdadeira sardinha (Sardina Pilchardus Walbaum) pescada na costa Portuguesa.

A BRIOSA produz diversos tipos de conservas como sardinha, atum e cavala, e o seu processo produtivo obedece aos mais criteriosos parâmetros mundiais de qualidade sendo certificado pelas normas BRC e ISO 9001:2008.

Uma política de constante evolução, de qualidade e de rigor e eficácia de uma produção moderna tem permitido a esta empresa ser aprovada e exportar para os mais exigentes mercados internacionai
s.





Venha deliciar-se com estes produtos de grande qualidade e preço super irresistíveis
aqui na Loja Gourmet em Santo Tirso....







quarta-feira, 19 de abril de 2017

Quinta do Ortigão qualidade na sua mesa...

Tradição, contemporaneidade e a visão de Augusto Brandão Alegre, fundador da Quinta do Ortigão, são características que inspiraram gerações, mostrando que esta Quinta, em Anadia, tem condições para se impor no mundo do vinho e ser uma referência de prestígio. Situada no centro da cidade de Anadia, a Quinta do Ortigão sempre se dedicou à produção de espumantes. 

Conscientes da responsabilidade de serem bisnetos do fundador e primeiro homem a produzir vinho espumante nesta região e em Portugal, com toda a experiência de duas gerações ligadas à produção de vinho, o grande desafio centrou-se em produzir vinhos de grande qualidade, adaptados aos tempos modernos sem nunca esquecer os métodos antigos e criteriosos.





Em 2001, a família Alegre, proprietária da Quinta do Ortigão, decide criar o seu próprio vinho de quinta, com matéria-prima de alta qualidade, experiência na produção de uva e vinho, e tradição aliada à modernidade. A quinta reúne todas as condições necessárias para se impor no mundo do vinho e para se tornar numa referência de prestígio, na região e no País.

Na Quinta são criadas as castas Sauvignon, Chardonnay, Arinto, Bical e Maria Gomes, destinadas à produção dos vinhos brancos e, também, as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon e, como não poderia deixar de ser, a casta base dos vinhos da Bairrada - a Baga. Atualmente, a capacidade de produção é de cerca de 180 mil litros, e todo o processo de vinificação está a cargo do enólogo Osvaldo Amado. 

                                                           
Os espumantes são produzidos através do método clássico (método champanhês), com dégorgement à la volée e o estágio varia entre 12 a 36 meses. Relativamente aos brancos, é utilizada a maceração pelicular, prensagem pneumática e parte dos vinhos finaliza a sua fermentação em barricas de carvalho   francês. Os tintos topos de gama são vinificados nos lagares clássicos com remontagem automática.






O portefólio da Quinta do Ortigão já conta com onze vinhos. Sete vinhos espumantes, o Branco, Meio Seco e o Tinto Ortigão, o Rosé, Baga Blanc de Noir, Reserva e Cuvée; bem como quatro Vinhos Tranquilos, Sauvignon Blanc, Arinto/Bical, ambos vinhos brancos e Ortigão Reserva e o 4 Dezasseis Grande Escolha, como vinhos tintos. Vinhos com personalidade e complexidade que podem ser encontrados no mercado português e em mercados estrangeiros.     

Se for à Bairrada, aproveite para visitar a Quinta do Ortigão. Deixe-se passear pelos espaços verdes, pelas vinhas, visite a adega, prove os vinhos e espumantes, participe da realidade vinícola e perceba como tudo acontece, como nascem grandes vinhos e espumantes.





Podem encontrar estes vinhos e espumantes de qualidade e preço super interessantes aqui na Loja Gourmet em Santo Tirso ou na loja online http://winehouseportugal.com/