quarta-feira, 19 de abril de 2017

Quinta do Ortigão qualidade na sua mesa...

Tradição, contemporaneidade e a visão de Augusto Brandão Alegre, fundador da Quinta do Ortigão, são características que inspiraram gerações, mostrando que esta Quinta, em Anadia, tem condições para se impor no mundo do vinho e ser uma referência de prestígio. Situada no centro da cidade de Anadia, a Quinta do Ortigão sempre se dedicou à produção de espumantes. 

Conscientes da responsabilidade de serem bisnetos do fundador e primeiro homem a produzir vinho espumante nesta região e em Portugal, com toda a experiência de duas gerações ligadas à produção de vinho, o grande desafio centrou-se em produzir vinhos de grande qualidade, adaptados aos tempos modernos sem nunca esquecer os métodos antigos e criteriosos.





Em 2001, a família Alegre, proprietária da Quinta do Ortigão, decide criar o seu próprio vinho de quinta, com matéria-prima de alta qualidade, experiência na produção de uva e vinho, e tradição aliada à modernidade. A quinta reúne todas as condições necessárias para se impor no mundo do vinho e para se tornar numa referência de prestígio, na região e no País.

Na Quinta são criadas as castas Sauvignon, Chardonnay, Arinto, Bical e Maria Gomes, destinadas à produção dos vinhos brancos e, também, as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon e, como não poderia deixar de ser, a casta base dos vinhos da Bairrada - a Baga. Atualmente, a capacidade de produção é de cerca de 180 mil litros, e todo o processo de vinificação está a cargo do enólogo Osvaldo Amado. 

                                                           
Os espumantes são produzidos através do método clássico (método champanhês), com dégorgement à la volée e o estágio varia entre 12 a 36 meses. Relativamente aos brancos, é utilizada a maceração pelicular, prensagem pneumática e parte dos vinhos finaliza a sua fermentação em barricas de carvalho   francês. Os tintos topos de gama são vinificados nos lagares clássicos com remontagem automática.






O portefólio da Quinta do Ortigão já conta com onze vinhos. Sete vinhos espumantes, o Branco, Meio Seco e o Tinto Ortigão, o Rosé, Baga Blanc de Noir, Reserva e Cuvée; bem como quatro Vinhos Tranquilos, Sauvignon Blanc, Arinto/Bical, ambos vinhos brancos e Ortigão Reserva e o 4 Dezasseis Grande Escolha, como vinhos tintos. Vinhos com personalidade e complexidade que podem ser encontrados no mercado português e em mercados estrangeiros.     

Se for à Bairrada, aproveite para visitar a Quinta do Ortigão. Deixe-se passear pelos espaços verdes, pelas vinhas, visite a adega, prove os vinhos e espumantes, participe da realidade vinícola e perceba como tudo acontece, como nascem grandes vinhos e espumantes.





Podem encontrar estes vinhos e espumantes de qualidade e preço super interessantes aqui na Loja Gourmet em Santo Tirso ou na loja online http://winehouseportugal.com/









Sem comentários:

Enviar um comentário